Visagismo

O nome Visagismo deriva do termo francês Visage que significa rosto e não deixa de ser uma arte que estuda a imagem de uma pessoa aliada à personalidade da mesma.

Muitas vezes a imagem que temos e que vemos reflectida não se relaciona com o que sentimos o que actua a nível psicológico trazendo emoções indesejadas, o visagismo consiste maioritariamente em personalizar a nossa imagem pessoal.

São estudadas as formas de rosto e feições dando atenção a 5 partes distintas do mesmo: testa, olhos, nariz , boca e queixo sendo que cada uma vai “dizer” algo sobre a pessoa. A cor tem também um papel fulcral no visagismo podendo iluminar, rejuvenescer ou até mesmo disfarçar manchas.

O profissional em visagismo tem atenção a muitos detalhem que definem a pessoa como um todo tal como a roupa, sapatos, acessórios , maquilhagem e até mesmo a forma das sobrancelhas , todos estes factores nos dizem que tipo de pessoa está na nossa frente, se uma pessoa mais desportiva, mais dinâmica, mais clássica, mais extrovertida ou mais introvertida.

Após alguns minutos de contacto, o profissional seguramente já tem uma ideia definida da pessoa que está na sua frente e deve conciliar a sua opinião com a imagem que o cliente expressou de forma a todo o conjunto ser harmonioso.

Nunca se deve esquecer que o físico tem um grande impacto a nível emocional e que o aspecto de uma pessoa deve estar de acordo com o seu temperamento já  que a imagem pode ter efeitos devastadores a nível da auto-estima e confiança da pessoa.

O cabelo tem realmente um papel muito importante na nossa imagem e de como nos apresentamos ao mundo, falando até sem nada dizermos.

 

Para quem procura uma abordagem mais aprofundada do tema, inscreva-se no workshop de visagismo com Vasco Santos na Metrostudio Academy