Rock Rendez Vous

 

O Rock Rendez-vous ou RRV, como era mais conhecido foi um marco importantíssimo na história do Rock nacional. Situado no antigo Cinema Universal ocupou uma sala de espectáculos com capacidade para cerca de mil pessoas ajudando a enaltecer o rock impulsionando talentos portugueses.

 

 

O RRV abriu portas a 18 de dezembro de 1980 com o concerto do “ Pai do Rock Português” Rui Veloso, com o primeiro disco “Ar de Rock”.

 

 

Pouco tempo depois, em 1983, RRV fechou portas, voltando a ser inaugurado após um abaixo assinado reclamando pelo espaço dedicado à musica rock.

Vários nomes sonantes da indústria musical portuguesa passaram por RRV como Xutos e Pontapés, UHF, Delfins, Quinta do Bill, Jafumega, Radar Kadafi entre outros.

Contudo houve vários momentos marcantes na história do Rock Rendez Vous como a gravação de dois dias ao vivo para o disco de Xutos e Pontapés e quando num concerto dos Mão Morta, Adolfo Luxúria canibal cortou a sua própria perna com uma faca.

 

 

Para as camadas mais jovens era um espaço que significava Liberdade, esta tinha-lhes sido restituída fazia pouco tempo e podiam agora experimentar tudo e mostrar sem medos os seus gostos musicais.

O RRV foi além do panorama musical abrindo portas à sociabilidade entre jovens e a uma nova cultura urbana.

 

 

A descoberta da música trazia consigo novos gostos e atitudes, dando a descobrir todo um estilo novo. Mais até que um estilo, a cena rock, era uma filosofia de vida, uma forma de viver e de se afirmarem como amantes do novo rock.

As calças de pele pretas a condizer com o colete e a contrastar com t-shirts brancas imaculadas, eram só superadas pela ganga que se podia fazer acompanhar por uma camisa clássica com mangas dobradas e por um blazer na versão mais composta, mas havia três complementos de estilo mais que essenciais a qualquer conjunto… os óculos escuros, um lenço, e um bigode…

O cabelo masculino era ainda curto nas laterais e mais comprido na zona superior, ao género Pompadour mas com algumas diferenças, por vezes mais curto e despenteado ou por vezes mais comprido e penteado com um gel de efeito brilhante, mais tarde surgiu um movimento masculino com cabelos mais compridos.

 

 

 

O Rock Rendez-Vous acabou por fechar em Julho de 1990 após várias queixas de vizinhos, com a agravantes do desgaste financeiro que comportava tendo sido um fenómeno nos anos 80 da música rock ao vivo.