Os 4 principais motivos de um cabelo seco

 

Muitas vezes deparamos com o nosso cabelo baço, sem vida e com pontas duplas e perguntamo-nos o porquê.

Reunimos assim o Top 4 das causas de um cabelo seco e saiba que existem alguns fatores que não estão ao nosso alcance.

 

 

 

 

 

Temperaturas extremas 

Se a temperatura da nossa zona for muito severa vai determinar a humidade do nosso cabelo, se houver uma temperatura muito elevada ou muito baixa o cabelo fica quase sem hidratação, o que leva naturalmente a pontas duplas e a um cabelo sem brilho e sem movimento.

 

 

 

 

Medicação 

Várias medicações influenciam o estado do nosso cabelo levando-o a ficar mais seco e até a ficar mais fraco, medicamentos como antidepressivos, para a pressão arterial elevada, antibióticos e até para perda de peso, entre outros. Se faz alguma medicação que acha que lhe pode estar a enfraquecer o cabelo tente compensar com mais produtos de hidratação e aconselhe-se com o seu médico.

 

 

 

Fatores genéticos 

O cabelo não deixa de ser um elemento do ADN passado pela nossa familia, e se algum dos nossos relativos sofrer de algum problema de couro cabeludo e cabelo o mais provável é que nós também tenhamos a mesma situação devido a toda a carga genética inerente.

 

 

 

Excesso de uso de fontes de calor 

Se não consegue deixar secar o cabelo ao natural e está constantemente usar aparelhos de styling como placas e modeladores é comum o cabelo começar a ficar cada vez mais seco e com pontas duplas. Não digo que não use de todo fontes de calor, mas tente não abusar dos mesmos e usar sempre  proteção térmica.

 

 

 

 

E agora? O que fazer se tiver o cabelo seco?

Se já determinou a causa do cabelo mais seco é hora de começar a tratar o mais possível de forma a recuperar um cabelo brilhante e saudável.

 

– Corte– não há nada que um bom corte não resolva, comece por cortar o que está mais danificado e mantenha o ritual de cortar as pontas a cada 2 /3 meses.

 

– Produtos- É muito importante encontrar os produtos que mais se adequam às necessidades do seu cabelo, usar sempre um shampoo e condicionador adequados e a cada 2 lavagens usar uma mascara de hidratação.

 

– Assumir a textura do cabelo- Tente limitar o uso de fontes de calor e assumir a textura natural do cabelo, pode também aconselhar-lhe com o seu cabeleireiro para saber como conseguir tirar o máximo partido do mesmo. Se tiver mesmo que usar aparelhos de styling use sempre um protetor térmico antes de o secar e um sérum nos comprimentos e pontas depois.