O porquê do uso de máscara.

 

O nosso cabelo sofre alguns danos diariamente, seja pelo uso de fontes de calor ou até por agressões externas, como o vento e o sol e por vezes deparamo-nos com um cabelo baço, sem vida e sem flexibilidade.

No entanto é preciso “mimar” mais o nosso cabelo, só o shampoo e o condicionador não chega para nutri-lo desde o interior e reparar danos internos, aí entra a mascara.

Mas afinal o que é uma mascara e qual o propósito da mesma?

Uma máscara de cabelo é um creme de cuidados intensivos que é aplicada em cabelos húmidos após a lavagem e enxaguada novamente após o tempo recomendado.

A combinação de ingredientes ativos varia de acordo com o desempenho e propósito do produto, ou seja, se é mais adequada a cabelos mais finos irá ter um composto diferente de uma mascara  adequada a cabelos mais secos e grossos.

No entanto as máscaras reparam danos à estrutura interna e externa do cabelo, proporcionando hidratação e reparação contendo normalmente óleos vegetais (como argão, semente de damasco, óleo de jojoba ou amêndoa), proteínas e vitaminas.

 

 

A maior diferença entre um condicionador e uma mascara é que esta tem o poder de reparar danos no interior do cabelo de forma intensiva e duradoura e o resultado pode ser sentido imediatamente com um cabelo mais brilhante, mais fácil de pentear e muito mais flexível.

A frequência do seu uso depende maioritariamente do estado do cabelo, daí deve analisar o seu cabelo para entender as suas necessidades, mas por norma uma vez por semana é suficiente. Alternar a cada duas a três lavagens o condicionador com a mascara é o recomendável.

Tente também resistir à tentação de utilizar mascara a cada lavagem pois o cabelo pode tornar-se desnecessariamente pesado devido aos ingredientes ricos dos produtos.

 

 

Como aplicar uma máscara de cabelo corretamente:

 

  1. Lave o cabelo como de costume e seque suavemente com uma toalha (de preferência de algodão).

 

  1. Distribua a máscara no cabelo húmido e deixe atuar o tempo recomendado da mesma ( por norma as mascaras rondam entre os 3 a 15 minutos de pose consoante a marca e gama)

 

Dica: Para uma maior potencialização da mascara distribua-a bem com um pente grosso e depois envolva uma toalha ou papel de alumínio em volta do cabelo já que o calor ajuda os ingredientes ativos a trabalhar de forma mais eficaz.

 

  1. Enxaguar bem os cabelos com água morna a tépida.