Mitos e verdades sobre a saúde do cabelo

Lavar o cabelo todos os dias pode danificar o cabelo? 

Quando um cabelo é mais oleoso deve ser lavado todos os dias, isto acontece devido ao excesso de produção das glândulas sebáceas e pode ter origem no factor genético, stress ou também na alimentação. Nesta situação é até vantajoso lavar todos os dias para que não acumule resíduos e excesso de gordura no couro cabeludo. Já num cabelo mais seco não existe a necessidade de lavagem diária dado que é um cabelo com pouca produção de óleos naturais que têm como função proteger o cabelo e couro cabeludo.

 

 

Não se deve utilizar o mesmo shampo durante muito tempo?

Não faz mal usar o mesmo shampoo durante algum tempo contudo o que muitas vezes acontece é que o cabelo, assim como o couro cabeludo, mudam as suas necessidades e por vezes o mesmo shampoo deixa de ser adequado.

 

A exposição frequente ao sol pode alterar a cor do cabelo?

Sim, a exposição frequente aos raios UV oxida a cor do cabelo, dando um ar desgastado à cor mais depressa, para prevenir o desvanecimento da cor deve optar por usar um protector solar específico para o cabelo não só para usar na praia e piscina como no dia-a-dia.

 

 

A alimentação tem influência na saúde do cabelo?

A alimentação tem um papel crucial no nosso cabelo, uma dieta pobre em proteínas, ferro, anti-oxidantes, zinco e vitamina A e C irá reflectir-se num cabelo mais baço, quebradiço e sem vida, é importante uma alimentação equilibrada para manter o cabelo saudável.

 

A exposição ao cloro pode deixar o cabelo verde?

Num cabelo claro que esteja mais poroso é necessário ter algum cuidado nas piscinas, não por causa do cloro mas por outra substância chamada sulfato de cobre.

O sulfato de cobre é utilizado no tratamento das águas das piscinas e tem um tom azul, que em contacto com a tonalidade mais amarela resulta num cabelo com um tom esverdeado.

Outra substância com a qual é necessário cuidado é com o enxofre, que se pode encontrar nas águas dos Açores e que podem deixar o cabelo com um tom mais laranja ou verde, dependendo da cor do cabelo.

Quanto mais hidratado estiver o cabelo menos existe o risco de alterar a cor porque as cutículas estarão mais fechadas não permitindo a fixação do pigmento no cabelo.

 

 

Shampoo sem sulfatos é melhor para o cabelo?

Hoje em dia é muito comum encontrar várias marcas com produtos denominados “ Sulfate-Free” o que revela um movimento mais orgânico.

Os sulfatos são um agente de limpeza encontrado maioritariamente em shampoos, que em excesso pode retirar a camada lipídica, a protecção natural do cabelo, o que não quer dizer que seja nocivo dado que a concentração desta substância é muito pequena para que seja prejudicial.

Um shampoo sem sulfatos é mais suave e faz menos espuma o que não significa que não limpe de forma eficaz.

No entanto se o seu cabelo tem coloração ou algum tipo de alisamento convêm usar um shampoo sem sulfatos de forma a garantir a durabilidade do mesmo dado que outro tipo de produtos pode abrir a cutícula do cabelo deixando o cabelo mais baço e retirando o tratamento que tem.

 

O Cabelo cresce mais forte se cortar as pontas?

Quando o cabelo está mais seco e com pontas espigadas acaba por perder o movimento e a textura natural, aquando do corte ficamos com a sensação de que está mais forte, mais denso e brilhante.

Não esquecendo que o cabelo deve ser cortado a cada 2/3 meses para manter não só o corte como esta aparência mais saudável.

 

 

As grávidas não podem fazer coloração?

Este é um assunto muito delicado entre as mulheres contudo não existem provas que a coloração seja prejudicial durante a gravidez. Se tem dúvidas é aconselhável falar com o seu médico e saber qual a sua opinião sobre a coloração que pretende fazer. No entanto pode optar por coloração demi-permanente sem amoníaco ou mesmo por nuances, em que a cor não toca no couro cabeludo, o que é uma óptima forma de disfarçar o crescimento da coloração que já tenha feito anteriormente.

 

A necessário fazer mascara com frequência?

Dependendo do seu tipo de cabelo convêm fazer mascara uma vez  por semana. Deve aconselhar-se com o seu cabeleireiro qual o tipo de tratamento que o seu cabelo necessita e seguir as suas instruções, por norma a maior parte dos produtos deve actuar entre 15 a 30 minutos sendo que se ficar menos tempo não está a potencializar o seu efeito.

Outra dica é que após a aplicação da mascara deve usar um condicionador já que a mascara vai actuar na parte interna do cabelo (córtex) reconstruindo ou hidratando e o condicionador vai selar as cutículas do cabelo devolvendo o brilho e a suavidade.